Pular para o conteúdo principal

Os Príncipes de Orleans e Bragança perdem o tratamento de Alteza Real?


Uma sutil mudança pode ser percebida no "Anuário da Casa Imperial do Brasil", publicação feita pelo secretariado do Chefe da Casa Imperial do Brasil, que está agora na sua quinta edição. Aos olhares menos atentos, poucas coisas chamaram a atenção... a publicação, que deveria ser um guia genealógico da Casa Imperial (uma espécie de "Almanaque de Gotha" brasileiro), porém mais parece um livro de orações, pois, mais da metade do mesmo trada das datas festivas dos santos, utilizando o calendário Católico pré-conciliar... típico da TFP.


Todavia, para os olhares mais atentos, que compararem o dito Anuário com o e-book "Genealogia da Casa Imperial do Brasil", lançado em 2020, um embrião para a atual publicação, poderão perceber que os Príncipes e Princesas de Orleans e Bragança agora são intitulados como "Altezas" e não mais "Altezas Reais" como até então se fazia. 


Obviamente o tratamento de Alteza Imperial que na constituição do Império era reservado apenas ao Príncipe Imperial do Brasil e ao Príncipe do Grão-Pará, é agora apenas utilizado pelo Chefe da Casa Imperial do Brasil e pelo Príncipe D. Rafael de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, que o utilizam em combinação com o de Altezas Reais... porém, o comum para os príncipes não dinastas, que até então, pelo tantas vezes mencionado "Pacto de Bruxelas" (espécie de acordo familiar entre os Orléans franceses e os Orleans e Bragança, assinado em 1909) era que todos os que ostentavam o título de Príncipes de Orleans e Bragança recebessem o tratamento de Altezas Reais, o que não está mais sendo então utilizado pela Casa Imperial do Brasil.


Isso é algo muito interessante de ser analisado pois demonstra um afastamento do Ramo Brasileiro da Casa de Bragança com seus primos franceses e, uma volta a tradição constitucional do que era previsto na Monarquia brasileira, haja vista que o costume do uso de "Alteza Real" era para manter um "padrão" com os que ostentam o título de Príncipes de Orléans, ou seja, os Membros da Casa Real de Orléans da França, já que todos estes utilizam o tratamento de Altezas Reais.


Os irmãos do Príncipe D. Bertrand, ou seja, aqueles que um dia, além de Príncipes de Orleans e Bragança, também foram Príncipes e Princesas do Brasil, são tratados no referido Anuário como Altezas Reais, porém tal tratamento já não é dado a seus filhos ou netos, diferente do padrão adotado até a publicação de 2020. 


Já a publicação continua ignorando totalmente o dito "ramo de Petrópolis", surgido do filho mais velho da Princesa D. Isabel e de D. Luís Gastão de Orléans, Conde d'Eu, mesmo que o anterior "Guia Genealógico da Casa Imperial do Brasil" os tenha listado como "Príncipes e Princesas da Casa Imperial do Brasil"

____________________________

Aline de Sá Carneiro Leão.

Aline é a redatora-chefe da Revista Mundo Blu, a maior e mais acessada publicação em língua portuguesa, sobre a Nobreza e a Realeza. 

Comentários

Matérias mais lidas da Revista

S.A.S. o Príncipe D. Andrea Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina, surpreende participando em live sobre cachimbos

  Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina  (34), Chefe da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, Alvito e Castel Goffredo , sempre  famoso por sua discrição , e por quase sempre apenas aceitar dar entrevistas e declarações por escrito, surpreendeu a muitos participando de uma Live, onde falou de um de seus mais conhecidos gostos. S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina , Príncipe do Sacro Império Romano, participou em uma live no YouTube , no Canal "Tabacos Dalberto", onde falou sobre um de seus hobbies: pipar cachimbo . Além de falar sobre etiqueta na hora de pipar, Sua Alteza também respondeu a perguntas das pessoas que o estavam assistindo, algo verdadeiramente inédito se tratando do Príncipe D. Andrea.  Veja o vídeo aqui: Esbanjando simpatia , o Príncipe de 34 anos respondeu as perguntas do seu entrevistador, mas principalmente, das dezenas de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo. Respondeu também, de for...

Pela quarta vez a Princesa Teodora da Grécia tentará marcar seu casamento com Matthew Kumar: problemas financeiros dificultam o casamento

  Naquele que poderá ser um dos grandes casamentos reais do ano, o mais jovem dos Reis Constantino II e da Rainha Ana Maria (irmã da Rainha Margareth II da Dinamarca) quer finalmente dizer seu "sim" depois de três tentativas frustradas. Qualquer pessoa que acredite na existência do azar concordaria que há anos que este tem perseguido impiedosamente Sua Alteza Real  a princesa Teodora da Grécia e Dinamarca  e o seu noivo, o advogado americano de  ascendência indiana Matthew Kumar .  Desde que ele pediu a princesa em casamento  em Londres  em 2018, o casal marcou local e data para o casamento já três vezes e depois deles ficaram em apuros.  Mas longe de desanimar, o casal otimista já tem  em mente uma nova tentativa de dizer "sim"  . De acordo com a edição grega da revista 'Hello!',  Teodora e Matthew andarão até o altar neste outono  em Atenas.  Poucos outros detalhes surgiram sobre os detalhes deste evento, que, se finalme...

Príncipe Leka da Albânia leva surra da ex-mulher

  O Príncipe Leka II Zogu , um dos pretendentes ao extinto Trono da Albânia, como descendente do Rei Zog I, levou uma surra da sua ex-mulher, Elia , e do pai desta. O Príncipe Leka e Elia Zaharia separaram-se , e inicialmente comentava-se que o divórcio devia-se a alguma infidelidade de Leka, porém, agora, outros contornos dão-se ao fato: pode ser que o Príncipe Leka Zogu tenha pedido o divórcio para escapar das surras que levava da ex-esposa. O casal tem uma filha, a Princesa Geraldine Zugu . Foi justamente a uma visita do Príncipe Leka a casa de sua ex-esposa, que tem a guarda da filha, que o Chefe da Família Zogu levou uma boa surra de sua ex-mulher, aos gritos de " você é uma fraude ", e investiga-se se o pai de Elia tenha ajudado a agredir o ex genro.  Tudo ficou ainda mais escandaloso , quando o Príncipe Leka filmou a gritaria, e sem o menor pudor, publicou nas redes sociais, veja o vídeo: O Príncipe Leka não é o único pretendente ao extinto Trono da Albânia , uma vez q...