Pular para o conteúdo principal

Mudanças nas Leis de Sucessão da Casa Imperial da Rússia



Vem sendo noticiado que, Sua Alteza Imperial a Grã-Princesa* Maria Vladimirovna Romanoff, Chefe da Casa Imperial da Rússia, estuda mudar as Regras da Lei de Sucessão da Casa Imperial Russa.

A parte que pretende ser modificada pela Grã-Princesa é justamente a chamada "Emenda de 20 de março de 1820" publicada pelo Imperador Alexander I da Rússia, que decretava que todos os Dinastas russos eram obrigados a casarem-se com pessoas provindas de Casas Reais ou de Casas Reinantes. Ainda há a exigência de que o nubente seja Ortodoxo Russo, ou que converta-se, antes do casamento.

A Grã-Princesa Maria, filha do anterior Chefe da Casa Imperial, o Grão-Príncipe Vladimir Kirillovich da Rússia, casou-se em 22 de setembro de 1976 com Sua Alteza Real o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia, que teve de converter-se ao ortodoxismo russo, adotando o nome de Miguel Pavlovich, recebeu do então Chefe da Casa Imperial da Rússia o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.

A Grã-Princesa Maria, em dia de seu casamento, com o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia.


O casal separou-se em 1982, apenas um ano depois do nascimento do único filho do matrimônio, Jorge Mikhailovich, que apesar de ser filho de um Príncipe da Prússia, foi considerado como o herdeiro da Casa Imperial Russa (ocupando o 2º lugar, após sua mãe), recebendo assim o sobrenome de Romanoff, e o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.

Ocorre agora que o Grão-Príncipe Jorge da Rússia, que já está com a idade de 37 anos, ainda não conseguiu casamento com nenhuma princesa de sangue real (sendo que a exigência para que a noiva converta-se à fé ortodoxa é ainda outro problema). Preocupada com o fato, a Grã-Princesa Maria busca agora por mudanças.

A Grã-Princesa Maria, com seu filho e herdeiro, o Grão-Príncipe Jorge da Rússia.


Ocorre que qualquer mudanças na Lei de Sucessão irá trazer à tona as velhas disputas pela Chefia da Casa Imperial, levadas à frente pela chamada "Associação da Família Romanoff", que reúne o maior número de descendentes da Família Imperial Russa, e que reclamam pelo fato de não terem o status de Dinastas, justamente por descenderem de casamentos desiguais... 

Para evitar esses conflitos, a Grã-Princesa Maria esperou pela morte de dois de seus primos, os Príncipes Nicholas (1922-2014) e Dimitri Romanovich (1926-2016), que foram presidentes da "Associação da Família Romanoff", e protestavam pelo fato de terem perdido o status dinástico pelo casamento.

Contudo, qualquer mudança na Lei de Sucessão precisará obrigatoriamente da anuência da Igreja Ortodoxa Russa, e a Chefe da Casa Imperial está à espera da aprovação por parte do Patriarca de Moscou, que até agora não respondeu aos apelos da Grã-Princesa.


_____________________________
Notas: O título correto é de Grão-Príncipe da Rússia, ou Grã-Princesa da Rússia (em russo, Великий Князь). O título de "Grão-Duque" ou de "Grã-Duquesa" da Rússia é uma tradução mal feita do original russo. 

Os filhos e netos do Imperador da Rússia recebiam o título de Grão-Príncipes e de Grã-Princesas, e os demais apenas o título de Príncipes e Princesas.

Comentários

Matérias mais lidas da Revista

S.A.S. o Príncipe D. Andrea Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina, surpreende participando em live sobre cachimbos

  Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina  (34), Chefe da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, Alvito e Castel Goffredo , sempre  famoso por sua discrição , e por quase sempre apenas aceitar dar entrevistas e declarações por escrito, surpreendeu a muitos participando de uma Live, onde falou de um de seus mais conhecidos gostos. S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina , Príncipe do Sacro Império Romano, participou em uma live no YouTube , no Canal "Tabacos Dalberto", onde falou sobre um de seus hobbies: pipar cachimbo . Além de falar sobre etiqueta na hora de pipar, Sua Alteza também respondeu a perguntas das pessoas que o estavam assistindo, algo verdadeiramente inédito se tratando do Príncipe D. Andrea.  Veja o vídeo aqui: Esbanjando simpatia , o Príncipe de 34 anos respondeu as perguntas do seu entrevistador, mas principalmente, das dezenas de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo. Respondeu também, de forma inédit

Príncipe Leka da Albânia leva surra da ex-mulher

  O Príncipe Leka II Zogu , um dos pretendentes ao extinto Trono da Albânia, como descendente do Rei Zog I, levou uma surra da sua ex-mulher, Elia , e do pai desta. O Príncipe Leka e Elia Zaharia separaram-se , e inicialmente comentava-se que o divórcio devia-se a alguma infidelidade de Leka, porém, agora, outros contornos dão-se ao fato: pode ser que o Príncipe Leka Zogu tenha pedido o divórcio para escapar das surras que levava da ex-esposa. O casal tem uma filha, a Princesa Geraldine Zugu . Foi justamente a uma visita do Príncipe Leka a casa de sua ex-esposa, que tem a guarda da filha, que o Chefe da Família Zogu levou uma boa surra de sua ex-mulher, aos gritos de " você é uma fraude ", e investiga-se se o pai de Elia tenha ajudado a agredir o ex genro.  Tudo ficou ainda mais escandaloso , quando o Príncipe Leka filmou a gritaria, e sem o menor pudor, publicou nas redes sociais, veja o vídeo: O Príncipe Leka não é o único pretendente ao extinto Trono da Albânia , uma vez q

Pela quarta vez a Princesa Teodora da Grécia tentará marcar seu casamento com Matthew Kumar: problemas financeiros dificultam o casamento

  Naquele que poderá ser um dos grandes casamentos reais do ano, o mais jovem dos Reis Constantino II e da Rainha Ana Maria (irmã da Rainha Margareth II da Dinamarca) quer finalmente dizer seu "sim" depois de três tentativas frustradas. Qualquer pessoa que acredite na existência do azar concordaria que há anos que este tem perseguido impiedosamente Sua Alteza Real  a princesa Teodora da Grécia e Dinamarca  e o seu noivo, o advogado americano de  ascendência indiana Matthew Kumar .  Desde que ele pediu a princesa em casamento  em Londres  em 2018, o casal marcou local e data para o casamento já três vezes e depois deles ficaram em apuros.  Mas longe de desanimar, o casal otimista já tem  em mente uma nova tentativa de dizer "sim"  . De acordo com a edição grega da revista 'Hello!',  Teodora e Matthew andarão até o altar neste outono  em Atenas.  Poucos outros detalhes surgiram sobre os detalhes deste evento, que, se finalmente acontecer, será um dos  poucos c