Pular para o conteúdo principal

Mudanças nas Leis de Sucessão da Casa Imperial da Rússia



Vem sendo noticiado que, Sua Alteza Imperial a Grã-Princesa* Maria Vladimirovna Romanoff, Chefe da Casa Imperial da Rússia, estuda mudar as Regras da Lei de Sucessão da Casa Imperial Russa.

A parte que pretende ser modificada pela Grã-Princesa é justamente a chamada "Emenda de 20 de março de 1820" publicada pelo Imperador Alexander I da Rússia, que decretava que todos os Dinastas russos eram obrigados a casarem-se com pessoas provindas de Casas Reais ou de Casas Reinantes. Ainda há a exigência de que o nubente seja Ortodoxo Russo, ou que converta-se, antes do casamento.

A Grã-Princesa Maria, filha do anterior Chefe da Casa Imperial, o Grão-Príncipe Vladimir Kirillovich da Rússia, casou-se em 22 de setembro de 1976 com Sua Alteza Real o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia, que teve de converter-se ao ortodoxismo russo, adotando o nome de Miguel Pavlovich, recebeu do então Chefe da Casa Imperial da Rússia o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.

A Grã-Princesa Maria, em dia de seu casamento, com o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia.


O casal separou-se em 1982, apenas um ano depois do nascimento do único filho do matrimônio, Jorge Mikhailovich, que apesar de ser filho de um Príncipe da Prússia, foi considerado como o herdeiro da Casa Imperial Russa (ocupando o 2º lugar, após sua mãe), recebendo assim o sobrenome de Romanoff, e o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.

Ocorre agora que o Grão-Príncipe Jorge da Rússia, que já está com a idade de 37 anos, ainda não conseguiu casamento com nenhuma princesa de sangue real (sendo que a exigência para que a noiva converta-se à fé ortodoxa é ainda outro problema). Preocupada com o fato, a Grã-Princesa Maria busca agora por mudanças.

A Grã-Princesa Maria, com seu filho e herdeiro, o Grão-Príncipe Jorge da Rússia.


Ocorre que qualquer mudanças na Lei de Sucessão irá trazer à tona as velhas disputas pela Chefia da Casa Imperial, levadas à frente pela chamada "Associação da Família Romanoff", que reúne o maior número de descendentes da Família Imperial Russa, e que reclamam pelo fato de não terem o status de Dinastas, justamente por descenderem de casamentos desiguais... 

Para evitar esses conflitos, a Grã-Princesa Maria esperou pela morte de dois de seus primos, os Príncipes Nicholas (1922-2014) e Dimitri Romanovich (1926-2016), que foram presidentes da "Associação da Família Romanoff", e protestavam pelo fato de terem perdido o status dinástico pelo casamento.

Contudo, qualquer mudança na Lei de Sucessão precisará obrigatoriamente da anuência da Igreja Ortodoxa Russa, e a Chefe da Casa Imperial está à espera da aprovação por parte do Patriarca de Moscou, que até agora não respondeu aos apelos da Grã-Princesa.


_____________________________
Notas: O título correto é de Grão-Príncipe da Rússia, ou Grã-Princesa da Rússia (em russo, Великий Князь). O título de "Grão-Duque" ou de "Grã-Duquesa" da Rússia é uma tradução mal feita do original russo. 

Os filhos e netos do Imperador da Rússia recebiam o título de Grão-Príncipes e de Grã-Princesas, e os demais apenas o título de Príncipes e Princesas.

Comentários

Matérias mais lidas da Revista

S.A.S. o Príncipe D. Andrea Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina, surpreende participando em live sobre cachimbos

  Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina  (34), Chefe da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, Alvito e Castel Goffredo , sempre  famoso por sua discrição , e por quase sempre apenas aceitar dar entrevistas e declarações por escrito, surpreendeu a muitos participando de uma Live, onde falou de um de seus mais conhecidos gostos. S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina , Príncipe do Sacro Império Romano, participou em uma live no YouTube , no Canal "Tabacos Dalberto", onde falou sobre um de seus hobbies: pipar cachimbo . Além de falar sobre etiqueta na hora de pipar, Sua Alteza também respondeu a perguntas das pessoas que o estavam assistindo, algo verdadeiramente inédito se tratando do Príncipe D. Andrea.  Veja o vídeo aqui: Esbanjando simpatia , o Príncipe de 34 anos respondeu as perguntas do seu entrevistador, mas principalmente, das dezenas de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo. Respondeu também, de forma inédit

As atividades da Grã-Princesa Maria da Rússia

 Poucas pessoas sabem, mas a Família Imperial Russa não foi totalmente eliminada pelos comunistas, na revolução de 1917 . O Grão-Príncipe Cyril da Rússia conseguiu fugir , juntamente com sua esposa, a Princesa Victória Melita de Saxe-Coburg e Gotha, e o filho recém nascido de ambos, o Grão-Príncipe Vladmimir da Rússia. Com a morte do Imperador Nicolau II da Rússia , o Grão-Príncipe Cyril tornou-se o Chefe da Casa Imperial Russa , e chegou mesmo a ser coroado Imperador da Rússia no exílio, como Cyril I da Rússia , mantendo-se como Imperador Titular até sua morte, em 1938, quando foi seguido por seu filho, o Grão-Príncipe Vladimir da Rússia, que também declarou-se "Imperador e Autocrata de todas as Rússias" no exílio, como Vladimir I da Rússia .  Do casamento de Vladimir I com a Princesa Leonilda Georgievna Bragation-Mukhrani , membro de um ramo cadete, o dos Príncipes de Mukrani, da Casa Real da Geórgia . Desse casamento nasceu uma filha, a Grã-Princesa Maria Vladimirovna da

Príncipe Leka da Albânia leva surra da ex-mulher

  O Príncipe Leka II Zogu , um dos pretendentes ao extinto Trono da Albânia, como descendente do Rei Zog I, levou uma surra da sua ex-mulher, Elia , e do pai desta. O Príncipe Leka e Elia Zaharia separaram-se , e inicialmente comentava-se que o divórcio devia-se a alguma infidelidade de Leka, porém, agora, outros contornos dão-se ao fato: pode ser que o Príncipe Leka Zogu tenha pedido o divórcio para escapar das surras que levava da ex-esposa. O casal tem uma filha, a Princesa Geraldine Zugu . Foi justamente a uma visita do Príncipe Leka a casa de sua ex-esposa, que tem a guarda da filha, que o Chefe da Família Zogu levou uma boa surra de sua ex-mulher, aos gritos de " você é uma fraude ", e investiga-se se o pai de Elia tenha ajudado a agredir o ex genro.  Tudo ficou ainda mais escandaloso , quando o Príncipe Leka filmou a gritaria, e sem o menor pudor, publicou nas redes sociais, veja o vídeo: O Príncipe Leka não é o único pretendente ao extinto Trono da Albânia , uma vez q