Vem sendo noticiado que, Sua Alteza Imperial a Grã-Princesa* Maria Vladimirovna Romanoff, Chefe da Casa Imperial da Rússia, estuda mudar as Regras da Lei de Sucessão da Casa Imperial Russa.
A parte que pretende ser modificada pela Grã-Princesa é justamente a chamada "Emenda de 20 de março de 1820" publicada pelo Imperador Alexander I da Rússia, que decretava que todos os Dinastas russos eram obrigados a casarem-se com pessoas provindas de Casas Reais ou de Casas Reinantes. Ainda há a exigência de que o nubente seja Ortodoxo Russo, ou que converta-se, antes do casamento.
A Grã-Princesa Maria, filha do anterior Chefe da Casa Imperial, o Grão-Príncipe Vladimir Kirillovich da Rússia, casou-se em 22 de setembro de 1976 com Sua Alteza Real o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia, que teve de converter-se ao ortodoxismo russo, adotando o nome de Miguel Pavlovich, recebeu do então Chefe da Casa Imperial da Rússia o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.
A Grã-Princesa Maria, em dia de seu casamento, com o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia. |
O casal separou-se em 1982, apenas um ano depois do nascimento do único filho do matrimônio, Jorge Mikhailovich, que apesar de ser filho de um Príncipe da Prússia, foi considerado como o herdeiro da Casa Imperial Russa (ocupando o 2º lugar, após sua mãe), recebendo assim o sobrenome de Romanoff, e o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.
Ocorre agora que o Grão-Príncipe Jorge da Rússia, que já está com a idade de 37 anos, ainda não conseguiu casamento com nenhuma princesa de sangue real (sendo que a exigência para que a noiva converta-se à fé ortodoxa é ainda outro problema). Preocupada com o fato, a Grã-Princesa Maria busca agora por mudanças.
A Grã-Princesa Maria, com seu filho e herdeiro, o Grão-Príncipe Jorge da Rússia. |
Ocorre que qualquer mudanças na Lei de Sucessão irá trazer à tona as velhas disputas pela Chefia da Casa Imperial, levadas à frente pela chamada "Associação da Família Romanoff", que reúne o maior número de descendentes da Família Imperial Russa, e que reclamam pelo fato de não terem o status de Dinastas, justamente por descenderem de casamentos desiguais...
Para evitar esses conflitos, a Grã-Princesa Maria esperou pela morte de dois de seus primos, os Príncipes Nicholas (1922-2014) e Dimitri Romanovich (1926-2016), que foram presidentes da "Associação da Família Romanoff", e protestavam pelo fato de terem perdido o status dinástico pelo casamento.
Contudo, qualquer mudança na Lei de Sucessão precisará obrigatoriamente da anuência da Igreja Ortodoxa Russa, e a Chefe da Casa Imperial está à espera da aprovação por parte do Patriarca de Moscou, que até agora não respondeu aos apelos da Grã-Princesa.
_____________________________
Notas: O título correto é de Grão-Príncipe da Rússia, ou Grã-Princesa da Rússia (em russo, Великий Князь). O título de "Grão-Duque" ou de "Grã-Duquesa" da Rússia é uma tradução mal feita do original russo.
Os filhos e netos do Imperador da Rússia recebiam o título de Grão-Príncipes e de Grã-Princesas, e os demais apenas o título de Príncipes e Princesas.
Comentários
Postar um comentário