Pular para o conteúdo principal

Tratamentos



Muitas vezes nos perguntamos: "Qual a correta maneira de se dirigir a um Príncipe, ou a um outro Nobre?", para responder a esta, e outras perguntas, a Revista Eletrônica Mundo da NOBREZA publica as corretas formas de tratamento, pelo qual se deve dirigir a cada Membro da Realeza, Nobreza ou Aristocracia.

Os tratamentos estão organizados do mais elevado ao menos importante.

SUA SANTIDADE (S.S): É a mais elevada forma de tratamento, que é de uso exclusivo do Santo Padre o Papa, que como Soberano da Santa Igreja Católica, é também o Chefe de Estado do Principado da Cidade do Vaticano. Possui muitos outros títulos, como Sumo Pontífice, ou Pai dos Reis e dos Príncipes, etc.

SUA SACROSSANTA MAJESTADE IMPERIAL (S.S.M.I.): Título que era utilizado pelos Sacrossanto Imperadores Romano-Germânicos, até 1806. Atualmente não é mais utilizado. 

SUA MAJESTADE IMPERIAL E REAL (S.M.I&R.): É a mais elevada forma de tratamento dada a um Monarca, sendo que é reservada aos Imperadores, que também possuam a dignidade de Reis. 

SUA MAJESTADE IMPERIAL (S.M.I): É o tratamento dado aos Imperadores, para assim serem distinguidos dos demais Reis. Hoje é quase inexistente seu uso, mas foi o tratamento utilizado pelos Imperadores do Brasil, do México, e pelos Monarcas Britânicos, durante a existência de seu Império colonial.

SUA MAJESTADE CRISTIANÍSSIMA (S.M.Cr.): É o tratamento dado aos antigos Reis da França, para serem distinguidos dos demais Reis. O uso deste tratamento somente pode ser conferido pelo Santo Padre o Papa.  

SUA MAJESTADE APOSTÓLICA (S.M.A.): É o Tratamento Reservado aos Reis da Hungria. O uso deste tratamento somente pode ser conferido pelo Santo Padre o Papa. 

SUA MAJESTADE CATÓLICA (S.M.C.): É o Tratamento reservado aos Reis da Espanha. O uso deste tratamento somente pode ser conferido pelo Santo Padre o Papa.  

SUA MAJESTADE FIDELÍSSIMA (S.M.F.): É o Tratamento reservado aos Reis de Portugal. O uso deste tratamento somente pode ser conferido pelo Santo Padre o Papa.  

SUA MAJESTADE BRITÂNICA (S.M.B): É o Tratamento reservado aos Reis do Reino-Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A atual Rainha Elizabeth II, usa o tratamento de SUA GRACIOSA MAJESTADE.

SUA MAJESTADE (S.M.): É o tratamento dado a todos os Reis e Rainhas.

SUA ALTEZA IMPERIAL E REAL (S.A.I.&R.): É o tratamento dado aos Príncipes Membros de Casas Imperiais, que ao mesmo tempo foram Casas Reais. Ex.: Casa Imperial da Áustria, Casa da Prússia, Casa Imperial do Brasil.

SUA ALTEZA IMPERIAL (S.A.I.): É o tratamento dado aos Príncipes membros de Casas Imperiais. 


SUA ALTEZA REAL (S.A.R.): É o tratamento dado aos Príncipes membros de Casas Reais.

SUA ALTEZA GRÃO-DUCAL (S.A.G): É o tratamento dado aos Príncipes membros de Casas Grão-Ducais.

SUA ALTEZA SERENÍSSIMA E DUCAL (S.A.S.&D.): É o tratamento dado a algumas Casas Ducais Soberanas. Ex.: Casa de Nassau

SUA ALTEZA (S.A.):  Tratamento reservado aos Príncipes membros de Casas Ducais Soberanas. Como, na antiga organização da Nobreza, um Ducado era superior a um Principado, este título é superior ao de Sua Alteza Sereníssima.

SUA ALTEZA SERENÍSSIMA (S.A.S.): Tratamento dado aos Príncipes membros de Casas Principescas, que podem ou não ser Soberanas. Casa Principesca de Mônaco, de Liechtenstein, Trivulzio-Galli, von Thurn und Taxis, Schwarzenberg, etc. É também o tratamento dado aos membros dos Ramos Cadetes das Casas Reais da França, Rússia, Portugal, etc.

SUA ALTEZA ILUSTRÍSSIMA (S.A.Ilmª) é um tratamento utilizado por vários membros da aristocracia europeia. Ele é usada para traduzir a palavra alemã Erlaucht, um estilo usado pelo cadete e membros de algumas famílias reais, bem como os membros de algumas famílias condais. Por vezes é usada para traduzir a palavra russa Ssiatelstvo, um estilo utilizado por membros de algumas famílias reais russas (também por vezes traduzido como Alteza Sereníssima).


SUA EXCELÊNCIA ILUSTRÍSSIMA (S.E.I.): É o tratamento honorífico atribuído, por lei, em Portugal aos Grandes do Reino seculares (nobres com honras de Grandeza).
Em termos legais e equivalentes os Grandes podiam também ser tratados por Excelentíssimo e Ilustríssimo.
O tratamento secular de Sua Excelência Ilustríssima era equivalente ao de Sua Excelência Reverendíssima reservado aos Grandes do Reino eclesiásticos (Arcebispos, Bispos e Abades Territoriais). Estes últimos podiam também ser tratados legalmente e de forma equivalente por Excelentíssimo e Reverendíssimo.

SUA EXCELÊNCIA (S.E.): É o tratamento dado aos Nobres, Membros de Casa não-Soberanas, independente do título que possuam. Ex.: príncipes, duques, marqueses, condes, viscondes e barões. Também é o tratamento dado aos Nobres não-Titulados, quando autorizado por um Monarca. 

Comentários

Matérias mais lidas da Revista

S.A.S. o Príncipe D. Andrea Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina, surpreende participando em live sobre cachimbos

  Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina  (34), Chefe da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, Alvito e Castel Goffredo , sempre  famoso por sua discrição , e por quase sempre apenas aceitar dar entrevistas e declarações por escrito, surpreendeu a muitos participando de uma Live, onde falou de um de seus mais conhecidos gostos. S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina , Príncipe do Sacro Império Romano, participou em uma live no YouTube , no Canal "Tabacos Dalberto", onde falou sobre um de seus hobbies: pipar cachimbo . Além de falar sobre etiqueta na hora de pipar, Sua Alteza também respondeu a perguntas das pessoas que o estavam assistindo, algo verdadeiramente inédito se tratando do Príncipe D. Andrea.  Veja o vídeo aqui: Esbanjando simpatia , o Príncipe de 34 anos respondeu as perguntas do seu entrevistador, mas principalmente, das dezenas de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo. Respondeu também, de forma inédit

As atividades da Grã-Princesa Maria da Rússia

 Poucas pessoas sabem, mas a Família Imperial Russa não foi totalmente eliminada pelos comunistas, na revolução de 1917 . O Grão-Príncipe Cyril da Rússia conseguiu fugir , juntamente com sua esposa, a Princesa Victória Melita de Saxe-Coburg e Gotha, e o filho recém nascido de ambos, o Grão-Príncipe Vladmimir da Rússia. Com a morte do Imperador Nicolau II da Rússia , o Grão-Príncipe Cyril tornou-se o Chefe da Casa Imperial Russa , e chegou mesmo a ser coroado Imperador da Rússia no exílio, como Cyril I da Rússia , mantendo-se como Imperador Titular até sua morte, em 1938, quando foi seguido por seu filho, o Grão-Príncipe Vladimir da Rússia, que também declarou-se "Imperador e Autocrata de todas as Rússias" no exílio, como Vladimir I da Rússia .  Do casamento de Vladimir I com a Princesa Leonilda Georgievna Bragation-Mukhrani , membro de um ramo cadete, o dos Príncipes de Mukrani, da Casa Real da Geórgia . Desse casamento nasceu uma filha, a Grã-Princesa Maria Vladimirovna da

A vida escandalosa do Príncipe Ernest August V de Hannover, internado compulsoriamente, e preso

  Sua Alteza Real o Príncipe Ernest August V de Hannover, Chefe da Casa Real de Hannover marido da Princesa Caroline Grimaldi, Princesa de Mônaco, irmã do Príncipe Albert II do Mônaco, sempre parece surpreender cada vez mais por seus escândalos.   Depois deter saído da clínica psiquiátrica  onde foi internado compulsivamente após  desacatos provocados no passado mês de julho com a polícia na sua cabana de caça , Ernst de Hannover, de 66 anos,  voltou ao "local do crime" e não resistiu a protagonizar um novo escândalo. Só que desta vez, e depois de ter feito ameaças graves e estragos vários,  o príncipe alemão  não foi levado para uma clínica,  mas sim para a prisão, onde ainda se encontra.  Segundo notícia do ' Kronen Zeitung',  Ernst de Hannover está acusado de  coerção, ameças e estragos contra propriedade alheia.  Uma mulher apresentou queixa contra o príncipe  alegando que este a terá ameaçado a si e ao marido e dizendo que iria contratar um gangue para os agredir