No último dia 21 de agosto morreu Sua Alteza Sereníssima a Princesa Marie Anglë Bonaventura Theresia Landesfürstin von und zu Liechtenstein, esposa do Landesfüsrt Hans-Adam II von und zu Liechtenstein.
Nascida na família Kinsky, seu pai foi Ferdinand Kinsky, Conde von Wchinitz und Tettau. Nasceu em Praga, na atual República Checa, em 14 de abril de 1940. Casou-se com o então Erbprinz (Príncipe Hereditário) Hans-Adam von und zu Liechtenstein em 30 de julho de 1967.
A Casa Principesca de Liechtenstein é a atual Família Soberana mais rica da Europa; apesar disso, seus membros são praticamente desconhecidos do público em geral. Reinam sob um país de pouco menos de 100 km2, que possui atualmente por volta de 40 mil habitantes, entre súditos e residentes estrangeiros.
Moeda comemorativa do casamento de Marie e Hans-Adam: de um lado os retratos numismáticos do casal, e de outro, o brasão combinado de ambos |
Quando seu marido subiu ao trono do Principado, passando a ser o Landesfüsrt (Príncipe Soberano e da terra - aqui entendido como o país), a Landesfürstin (Princesa Consorte do Príncipe Soberano) passou a desempenhar um papel importante para a pequena nação, encravada entre a Suíça e a Áustria, apesar de manter-se toda a vida fora dos holofotes da mídia em geral.
A Landesfürstin foi Dama da Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Principado de Liechtenstein, da Ordem do Mérito de República Austríaca, Dama da Ordem da Cruz Estrelada, da Casa Imperial Austríaca, e Dama da Grã-Cruz da Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora, da Casa Principesca de Mesolcina.
A Casa de Liechtenstein declarou luto oficial de sete dias, e a data do sepultamento da Princesa ainda não foi divulgado.
Comentários
Postar um comentário