Os Príncipes de Orléans-Bragança descendem do filho mais velho de dona Isabel I do Brasil, e este título foi criado uma vez que seu primeiro detentor, o Príncipe Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, então Príncipe Imperial do Brasil, optou por realizar um casamento morganático com a boêmia Isabel Maria Adelaide Dobrezensky von Dobrezenicz, Baronesa de Kottulin und Krizischkowitz. Como a família da Isabel Maria possuía o simples título de Barões, Dona Isabel I do Brasil enviou um pedido ao Imperador da Áustria, que também era Rei da Boêmia (atual República Tcheca), pedindo que concedesse à família da moça o título de Condes.
Brasão d'Armas de Isabel Maria Dobrezensky von Dobrezenicz,
Princesa titular de Orléans-Bragança.
Apesar da concessão do título condal, os Dobrezensky von Dobrezenicz não tornaram-se uma família principesca, logo, o casamento de Pedro de Alcântara e a jovem Isabel Maria não era considerado igualitário. Desta maneira, Dom Pedro de Alcântara teve de renunciar a todos os seus títulos e posição dinástica como Príncipe do Brasil.
O Conde d"eu, pai de Dom Pedro de Alcântara, que era nascido Príncipe da França, para evitar que o filho perdesse a posição de príncipe, recorre a seu primo, então Chefe da Casa de Orléans, para que este concedesse a seu filho e a sua nora um título principesco. Após muitos debates e discussões, fora assinado um acordo familiar, pelo qual a Casa de Orléans, como pretendente ao Trono da França, criava o título de Príncipe e Princesa de Orléans-Bragança.
Brasão da Princesa Maria Esparança de Orléans e Bourbon-Duas Sicílias,
esposa do Príncipe Pedro II d'Orléans-Bragança.
Os Príncipes de Orléans-Bragança não são nobres brasileiros, e sim franceses, uma vez que este título não foi concedido por Dona Isabel I do Brasil, mas sim pelo Chefe da Casa de Orléans da França. Logo, os Príncipes de Orléans-Bragança não possuem o tratamento de Altezas Imperiais, mas apenas de Altezas Reais.
Todos os descendentes de Dona Isabel I possuem o título de Príncipes de Orléans-Bragança, porém os Bragança e Wittelsbach, que são a Casa Imperial do Brasil, apenas usam esse título de maneira subsidiária, uma vez que são os detentores do título de Príncipes do Brasil, que os do ramo de Petrópolis, Príncipes de Orléans-Bragança, não possuem.
Pedro II d'Orléans-Bragança e sua família, no Palácio do Grão-Pará, em companhia do Condessa de Paris. |
Os Príncipes d'Orléans-Bragança retornaram ao Brasil em 1930, sendo que Dom Pedro de Alcântara, mais conhecido como Pedro I d'Orléans-Bragança veio com a família residir em Petrópolis, no Palácio do Grão-Pará, que lhe foi doado pelo Governo Brasileiro, em acordo com a Casa Imperial do Brasil.
Foram Príncipes Titulares d'Orléans-Bragança:
1º Pedro I d'Orléans-Bragança (1909-1940)
2º Pedro II d'Orléans-Bragança (1940-2007)
3º Pedro III d'Orléans-Bragança (2007-?)
Comentários
Postar um comentário