Pular para o conteúdo principal

Casamento da Princesa Dona Amélia Maria com Alexander James Spearman


Foi anunciado pela Casa Imperial do Brasil o casamento entre a Princesa Dona Amélia Maria de Bragança e Ligne (29), Princesa do Brasil e Princesa de Orléans-Bragança com um jovem escocês chamado Alexander James Spearman. 

O que causa grande espanto entre as Casa Reais é a falta de pedigree do noivo, provindo de um ramo cadete de uma família de meros baronetes ingleses. A Princesa, provinda de uma das mais ilustres Casa Reais do Mundo, e descente dos mais importantes Monarcas europeus, deveria, na opinião de muitos, ter sido destinada ao casamento com um Príncipe, ou ao menos um Conde.

Dona Amélia Maria com a Princesa Alexi de Ligne, sua prima.

A Princesa Dona Amélia nasceu em Bruxelas a 15 de março de 1984, e foi batizada com o nome de Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans Bragança e Ligne, sendo a segunda filha do Príncipe Dom Antonio (1950) e da Princesa Dona Christine de Ligne (1955). Dom Antonio é o sétimo filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Bragança e Bourbon-Duas Sicílias (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1922 a 1981, e da Princesa Dona Maria de Wittelsbach (1914-2011), Princesa da Baviera. De tal forma, Dona Amélia é bisneta do Príncipe Dom Luiz I (1878-1920), o Príncipe Perfeito, trineta da Imperadora (de iuris) Dona Isabel I (1846-1921), a Redentora, tetraneta do Imperador Dom Pedro II (1825-1891), o Magnânimo, e pentaneta do Imperador Dom Pedro I (1798-1834), fundador do Império do Brasil e Rei de Portugal. É sobrinha do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R., o Príncipe Dom Luiz II (1938), e do Príncipe Imperial, S.A.I.R., o Príncipe Dom Bertrand (1941), que sendo solteiros e sem descendentes, deixam a Dom Antonio, pai de Dona Amélia, a responsabilidade de ocupar a Chefia da Casa Imperial no futuro. A Família Imperial do Brasil descende das mais antigas Casas Reais europeias e Dona Amélia é, portanto, descendente, em linha direta, dos Grandes Reis e Construtores da Europa, tais como Carlos Magno (742 d.C.-814 d.C.), Hugo Capeto (940 d.C.- 996 d.C.), Fernando I de Leão e Castela (1016-1065), Guilherme I da Inglaterra (1028-1087) e Dom Afonso Henriques (1109-1185).

Desta forma, deve-se destacar que a Princesa tem parentesco com a maioria da alta realeza européia, como  Grão-Duque Henri I de Luxemburgo; o Rei Dom Juan Carlo I da Espanha; o Príncipe Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa; a Rainha Elizabeth II do Reino-Unido; o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli, Chefe da Casa Principesca de Mesolcina e pretendente Carolíngio ao Trono da França; do Arquiduque Carlos von Habsburgo, Chefe da Casa Imperial da Áustria, da Casa Real da Hungria e Boêmia; bem como do Príncipe Luís XX de Bourbon, Duque de Anjou, Pretendente legitimista ao Trono da França, entre tantos outros Monarcas e Príncipes.


Em contra-partida, o noivo provém da baixa aristocracia inglesa, sendo que, legalmente, pelas Leis do Reino-Unido, é apenas um plebeu, vez que, é seu primo que ostenta o título de 5º Baronete de Spearman. O título de Baronete é o mais baixo título hereditário do sistema britânico e de todo o mundo, estando abaixo de Barão e de Cavaleiro Hereditário. 

Por mais que se possam levantar alguns acentrais ilustres ao noivo, pela tradição da Casa Imperial Brasileira, a noiva deveria perder seus direitos dinásticos ao Trono do Brasil, assim como fora determinado pela Imperadora de iuris do Brasil Dona Isabel I quando do casamento de seu filho mais velho com a Condessa Isabel Maria Adelaide Dobrezensky von Dobrezenicz   

Comentários

  1. Ai... ai...Imperadora???? O correto é Imperatriz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o correto é IMPERADORA! O título de Imperatriz somente é dado a Consorte Régia de um Monarca que ostenta o título de Imperador. No caso de ser a mulher a Chefe de Estado, esta será uma Imperadora. A linha portuguesa é realmente muito bonita, quando é bem falada, sendo este o mesmo caso do termo "Embaixatriz", que é dado, por cortesia, à esposa de um Embaixador, porém quando for a mulher a representante diplomática, esta será chamada de Embaixadora.

      Assim, caso Dona Isabel tivesse reinado, ela seria uma Imperadora do Brasil, ao contrário de sua Mãe, Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon-Duas Sicílias, que foi Imperatriz do Brasil, já que era apenas a Consorte do Imperador.

      Excluir
    2. As grafias imperadora e imperatriz são usadas como sinônimas, não havendo diferença, senão pela grafia imperadora, forma antiga, e imperatriz, forma atual e preferencial.

      Excluir

Postar um comentário

Matérias mais lidas da Revista

S.A.S. o Príncipe D. Andrea Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina, surpreende participando em live sobre cachimbos

  Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina  (34), Chefe da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, Alvito e Castel Goffredo , sempre  famoso por sua discrição , e por quase sempre apenas aceitar dar entrevistas e declarações por escrito, surpreendeu a muitos participando de uma Live, onde falou de um de seus mais conhecidos gostos. S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina , Príncipe do Sacro Império Romano, participou em uma live no YouTube , no Canal "Tabacos Dalberto", onde falou sobre um de seus hobbies: pipar cachimbo . Além de falar sobre etiqueta na hora de pipar, Sua Alteza também respondeu a perguntas das pessoas que o estavam assistindo, algo verdadeiramente inédito se tratando do Príncipe D. Andrea.  Veja o vídeo aqui: Esbanjando simpatia , o Príncipe de 34 anos respondeu as perguntas do seu entrevistador, mas principalmente, das dezenas de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo. Respondeu também, de forma inédit

As atividades da Grã-Princesa Maria da Rússia

 Poucas pessoas sabem, mas a Família Imperial Russa não foi totalmente eliminada pelos comunistas, na revolução de 1917 . O Grão-Príncipe Cyril da Rússia conseguiu fugir , juntamente com sua esposa, a Princesa Victória Melita de Saxe-Coburg e Gotha, e o filho recém nascido de ambos, o Grão-Príncipe Vladmimir da Rússia. Com a morte do Imperador Nicolau II da Rússia , o Grão-Príncipe Cyril tornou-se o Chefe da Casa Imperial Russa , e chegou mesmo a ser coroado Imperador da Rússia no exílio, como Cyril I da Rússia , mantendo-se como Imperador Titular até sua morte, em 1938, quando foi seguido por seu filho, o Grão-Príncipe Vladimir da Rússia, que também declarou-se "Imperador e Autocrata de todas as Rússias" no exílio, como Vladimir I da Rússia .  Do casamento de Vladimir I com a Princesa Leonilda Georgievna Bragation-Mukhrani , membro de um ramo cadete, o dos Príncipes de Mukrani, da Casa Real da Geórgia . Desse casamento nasceu uma filha, a Grã-Princesa Maria Vladimirovna da

Príncipe Leka da Albânia leva surra da ex-mulher

  O Príncipe Leka II Zogu , um dos pretendentes ao extinto Trono da Albânia, como descendente do Rei Zog I, levou uma surra da sua ex-mulher, Elia , e do pai desta. O Príncipe Leka e Elia Zaharia separaram-se , e inicialmente comentava-se que o divórcio devia-se a alguma infidelidade de Leka, porém, agora, outros contornos dão-se ao fato: pode ser que o Príncipe Leka Zogu tenha pedido o divórcio para escapar das surras que levava da ex-esposa. O casal tem uma filha, a Princesa Geraldine Zugu . Foi justamente a uma visita do Príncipe Leka a casa de sua ex-esposa, que tem a guarda da filha, que o Chefe da Família Zogu levou uma boa surra de sua ex-mulher, aos gritos de " você é uma fraude ", e investiga-se se o pai de Elia tenha ajudado a agredir o ex genro.  Tudo ficou ainda mais escandaloso , quando o Príncipe Leka filmou a gritaria, e sem o menor pudor, publicou nas redes sociais, veja o vídeo: O Príncipe Leka não é o único pretendente ao extinto Trono da Albânia , uma vez q