Pular para o conteúdo principal

Casamento da Princesa Dona Amélia Maria com Alexander James Spearman


Foi anunciado pela Casa Imperial do Brasil o casamento entre a Princesa Dona Amélia Maria de Bragança e Ligne (29), Princesa do Brasil e Princesa de Orléans-Bragança com um jovem escocês chamado Alexander James Spearman. 

O que causa grande espanto entre as Casa Reais é a falta de pedigree do noivo, provindo de um ramo cadete de uma família de meros baronetes ingleses. A Princesa, provinda de uma das mais ilustres Casa Reais do Mundo, e descente dos mais importantes Monarcas europeus, deveria, na opinião de muitos, ter sido destinada ao casamento com um Príncipe, ou ao menos um Conde.

Dona Amélia Maria com a Princesa Alexi de Ligne, sua prima.

A Princesa Dona Amélia nasceu em Bruxelas a 15 de março de 1984, e foi batizada com o nome de Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans Bragança e Ligne, sendo a segunda filha do Príncipe Dom Antonio (1950) e da Princesa Dona Christine de Ligne (1955). Dom Antonio é o sétimo filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Bragança e Bourbon-Duas Sicílias (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1922 a 1981, e da Princesa Dona Maria de Wittelsbach (1914-2011), Princesa da Baviera. De tal forma, Dona Amélia é bisneta do Príncipe Dom Luiz I (1878-1920), o Príncipe Perfeito, trineta da Imperadora (de iuris) Dona Isabel I (1846-1921), a Redentora, tetraneta do Imperador Dom Pedro II (1825-1891), o Magnânimo, e pentaneta do Imperador Dom Pedro I (1798-1834), fundador do Império do Brasil e Rei de Portugal. É sobrinha do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R., o Príncipe Dom Luiz II (1938), e do Príncipe Imperial, S.A.I.R., o Príncipe Dom Bertrand (1941), que sendo solteiros e sem descendentes, deixam a Dom Antonio, pai de Dona Amélia, a responsabilidade de ocupar a Chefia da Casa Imperial no futuro. A Família Imperial do Brasil descende das mais antigas Casas Reais europeias e Dona Amélia é, portanto, descendente, em linha direta, dos Grandes Reis e Construtores da Europa, tais como Carlos Magno (742 d.C.-814 d.C.), Hugo Capeto (940 d.C.- 996 d.C.), Fernando I de Leão e Castela (1016-1065), Guilherme I da Inglaterra (1028-1087) e Dom Afonso Henriques (1109-1185).

Desta forma, deve-se destacar que a Princesa tem parentesco com a maioria da alta realeza européia, como  Grão-Duque Henri I de Luxemburgo; o Rei Dom Juan Carlo I da Espanha; o Príncipe Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa; a Rainha Elizabeth II do Reino-Unido; o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli, Chefe da Casa Principesca de Mesolcina e pretendente Carolíngio ao Trono da França; do Arquiduque Carlos von Habsburgo, Chefe da Casa Imperial da Áustria, da Casa Real da Hungria e Boêmia; bem como do Príncipe Luís XX de Bourbon, Duque de Anjou, Pretendente legitimista ao Trono da França, entre tantos outros Monarcas e Príncipes.


Em contra-partida, o noivo provém da baixa aristocracia inglesa, sendo que, legalmente, pelas Leis do Reino-Unido, é apenas um plebeu, vez que, é seu primo que ostenta o título de 5º Baronete de Spearman. O título de Baronete é o mais baixo título hereditário do sistema britânico e de todo o mundo, estando abaixo de Barão e de Cavaleiro Hereditário. 

Por mais que se possam levantar alguns acentrais ilustres ao noivo, pela tradição da Casa Imperial Brasileira, a noiva deveria perder seus direitos dinásticos ao Trono do Brasil, assim como fora determinado pela Imperadora de iuris do Brasil Dona Isabel I quando do casamento de seu filho mais velho com a Condessa Isabel Maria Adelaide Dobrezensky von Dobrezenicz   

Comentários

  1. Ai... ai...Imperadora???? O correto é Imperatriz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o correto é IMPERADORA! O título de Imperatriz somente é dado a Consorte Régia de um Monarca que ostenta o título de Imperador. No caso de ser a mulher a Chefe de Estado, esta será uma Imperadora. A linha portuguesa é realmente muito bonita, quando é bem falada, sendo este o mesmo caso do termo "Embaixatriz", que é dado, por cortesia, à esposa de um Embaixador, porém quando for a mulher a representante diplomática, esta será chamada de Embaixadora.

      Assim, caso Dona Isabel tivesse reinado, ela seria uma Imperadora do Brasil, ao contrário de sua Mãe, Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon-Duas Sicílias, que foi Imperatriz do Brasil, já que era apenas a Consorte do Imperador.

      Excluir
    2. As grafias imperadora e imperatriz são usadas como sinônimas, não havendo diferença, senão pela grafia imperadora, forma antiga, e imperatriz, forma atual e preferencial.

      Excluir

Postar um comentário

Matérias mais lidas da Revista

S.A.S. o Príncipe D. Andrea Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina, surpreende participando em live sobre cachimbos

  Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio-Galli, Duque de Mesolcina  (34), Chefe da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, Alvito e Castel Goffredo , sempre  famoso por sua discrição , e por quase sempre apenas aceitar dar entrevistas e declarações por escrito, surpreendeu a muitos participando de uma Live, onde falou de um de seus mais conhecidos gostos. S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina , Príncipe do Sacro Império Romano, participou em uma live no YouTube , no Canal "Tabacos Dalberto", onde falou sobre um de seus hobbies: pipar cachimbo . Além de falar sobre etiqueta na hora de pipar, Sua Alteza também respondeu a perguntas das pessoas que o estavam assistindo, algo verdadeiramente inédito se tratando do Príncipe D. Andrea.  Veja o vídeo aqui: Esbanjando simpatia , o Príncipe de 34 anos respondeu as perguntas do seu entrevistador, mas principalmente, das dezenas de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo. Respondeu também, de forma inédit

A vida escandalosa do Príncipe Ernest August V de Hannover, internado compulsoriamente, e preso

  Sua Alteza Real o Príncipe Ernest August V de Hannover, Chefe da Casa Real de Hannover marido da Princesa Caroline Grimaldi, Princesa de Mônaco, irmã do Príncipe Albert II do Mônaco, sempre parece surpreender cada vez mais por seus escândalos.   Depois deter saído da clínica psiquiátrica  onde foi internado compulsivamente após  desacatos provocados no passado mês de julho com a polícia na sua cabana de caça , Ernst de Hannover, de 66 anos,  voltou ao "local do crime" e não resistiu a protagonizar um novo escândalo. Só que desta vez, e depois de ter feito ameaças graves e estragos vários,  o príncipe alemão  não foi levado para uma clínica,  mas sim para a prisão, onde ainda se encontra.  Segundo notícia do ' Kronen Zeitung',  Ernst de Hannover está acusado de  coerção, ameças e estragos contra propriedade alheia.  Uma mulher apresentou queixa contra o príncipe  alegando que este a terá ameaçado a si e ao marido e dizendo que iria contratar um gangue para os agredir

As atividades da Grã-Princesa Maria da Rússia

 Poucas pessoas sabem, mas a Família Imperial Russa não foi totalmente eliminada pelos comunistas, na revolução de 1917 . O Grão-Príncipe Cyril da Rússia conseguiu fugir , juntamente com sua esposa, a Princesa Victória Melita de Saxe-Coburg e Gotha, e o filho recém nascido de ambos, o Grão-Príncipe Vladmimir da Rússia. Com a morte do Imperador Nicolau II da Rússia , o Grão-Príncipe Cyril tornou-se o Chefe da Casa Imperial Russa , e chegou mesmo a ser coroado Imperador da Rússia no exílio, como Cyril I da Rússia , mantendo-se como Imperador Titular até sua morte, em 1938, quando foi seguido por seu filho, o Grão-Príncipe Vladimir da Rússia, que também declarou-se "Imperador e Autocrata de todas as Rússias" no exílio, como Vladimir I da Rússia .  Do casamento de Vladimir I com a Princesa Leonilda Georgievna Bragation-Mukhrani , membro de um ramo cadete, o dos Príncipes de Mukrani, da Casa Real da Geórgia . Desse casamento nasceu uma filha, a Grã-Princesa Maria Vladimirovna da