Uma reportagem da revista "JALEOS" mostra a situação dramática de Jean de Orléans e sua esposa Filomena de Tornos.
No início do século XX a família Orléans era tida como uma das mais ricas da Europa; contudo, a péssima administração feita por Henri de Orléans, 12º Duque de Orléans (chamado por seus apoiadores de "Conde de Paris"), avô do atual Duque, fez com que a grande fortuna da família, amealhada por Luís Filipe I, rei dos franceses, viesse a acabar.
Jean de Orléans (53) é o 14º Duque de Orléans, e é conhecido por seus apoiadores orleanistas como "Duque de Vendôme". Casado com uma áustro-hispânica sem sangue nobre, nem dinheiro, enfrenta dificuldades até mesmo para comprar as roupas de seus filhos, que são de certa forma sustentados por suas madrinhas.
O atual Duque de Orléans tem cinco filhos, que são os Príncipes Gastão (8 anos), Antonia (6), Luisa Margarita (4), José Gabriel (2) e Jacinta Isabel (3 meses). Para auxiliar a manter as contas de sua casa em dia, o 14º Duque de Orléans vem contando até agora com o auxílio financeiro de outros Nobres, porém mais endinheirados, entre eles estão S.A.R. a Princesa Astrid da Bélgica (56), S.A.S. a Princesa Margarita von und zu Liechtenstein (68), S.A.I. & R. o Arquiduque Miguel da Áustria, S.A.R. a Princesa Sibilla Weiller (esposa do Príncipe Guilherme do Luxemburgo).
Uma fonte próxima da família Orléans disse a publicação JALEOS que Jean de Orléans não tem em sua conta bancária um único euro, e vive uma situação financeira muito restrita, situação tão dramática que leva ao príncipe a aceitar que demais membros da Nobreza deem roupas a seus filhos.
O mais estranho é a comparação com S.A.R. o Príncipe Louis XX de Bourbon, Duque de Anjou e Pretendente Legitimista ao trono francês, que é casado com a herdeira de uma das maiores fortunas da Venezuela, e que tem a profissão de banqueiro.
Domage... que tradução de péssimo gosto de uma reportagem ainda de mais mal gosto.Em primeiro lugar o Duque de Orléans não é o Príncipe Jean, mas sim seu tio. Ele é, com a morte de seu pai o novo Conde de Paris, e rei de jure da França. Quanto as finanças, ele é dono de inúmeras propriedades, incluindo uma extensas florestas de extrassão de madeira e apartamentos em Paris. Não consigo compreender a necessidade de falar sobre o que este pode ou não comprar, coisa reservada a gentinha, como é certamente o autor deste hebdomadário de quinta categoria!
ResponderExcluirEle é o Duque de Orléans por ser o chefe do ramo cadete da Casa de Bourbon, que é a Casa de Orléans. Para a maioria dos monarquistas franceses o Chefe da Casa Real é Sua Alteza Real o Príncipe Louis XX de Bourbon, Duque de Anjou, e não o Duque de Orléans... Sobre o título de "conde de Paris", esse foi criado por Louis-Philippe I, rei dos franceses, para seu neto, o filho do então Duque de Orléans.
ResponderExcluir